- Ano: 2011
-
Fotografias:Ramiro Chaves, LGM Studio - Luis Gallardo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Decidiu-se criar uma série de mundos e ambientes que aparecem por toda a escola, uma grande variedade de espaços de participação e privacidade, onde os estudantes podem se desenvolver pessoal e coletivamente. Espelhos d'água, pátios arborizados e jardins exuberantes emolduram a atividade intelectual. A inovação torna-se um meio de inspiração para os homens e mulheres a serem formados.
O terreno em forma de T e a topografia acidentada foram decisivos para a instalação das intervenções. O estacionamento explora a topografia para reduzir a necessidade de escavação e otimizar o uso do espaço. A estrutura foi resolvida de forma simples e totalmente modulada, a qual adicionou-se materiais sem revestimentos, expondo a otimização adequada dos recursos.
Foi determinado que a volumetria ideal para a maior parte do programa seria com dois blocos interceccionados e rotacionados. As áreas complementares são desenvolvidas ao longo de todo o lote, realizando funções de filtragem, que permitem uma transição gradual entre as zonas públicas e privadas. As salas de aula são rotacionadas para as condições ambientais ideais.
Com a carência de um elemento representativo, a capela sobre a praça de entrada tornou-se o novo ícone que irá vibrar na memória coletiva. Ele irá gerar espaço público de alta qualidade em uma área com um importante impacto de veículos, proporcionando uma nova visão para o desenvolvimento da cidade, bem como a geração de um grande espaço para a interação e convivência.
O auditório, planejado para ser construído em uma segunda fase, representa os esforços e realizações dos estudantes, sendo um ícone do esporte, uma nova mensagem, uma oferta, e uma oportunidade de desenvolvimento para a juventude de Tampico.
O projeto bioclimático e o uso de tecnologias sustentáveis reduzem o impacto ambiental. O aproveitamento de água pluvial, os sistemas de ventilação cruzada para economia de energia e iluminação natural em toda a área, tornam o Instituto Cultural de Tampico uma Escola Natural.